Quem Escreve

Zao Make up Portugal

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Ansiedade & Acupunctura

Olá a todas(os)! Espero que estejam a ter uma semana incrível e que venha um fim-de-semana repleto de coisas boas. Leram o post anterior? Falamos sobre Retenção de Líquidos e como combater, respondi a todos os comentários que vocês fizeram!

Hoje, o tema escolhido por vocês para aqui para A Magia da Saúde foi Ansiedade & Acupunctura. O tema da semana seguinte, entretanto já foi também escolhido pois para a semana vou estar ausente e, para deixar-vos tudo prontinho, a votação já foi feita e o tema da próxima  6ª-feira será Colorterapia!



Em posts anteriores, já “defini” a ansiedade e mencionei várias técnicas que podem ser utilizadas para amenizar, ou até mesmo combater, a ansiedade. Podem consultar aqui: 

Existem imensos tratamentos alternativos para a ansiedade. Tratamentos esses que são utilizados para ajudar a erradicar com a ansiedade, ou pelo menos amenizá-la, sem os efeitos secundários das tereapêuticas medicamentosas. Um dos tratamentos mais conhecidos é a acupunctura. Hoje em dia, as pessoas recorrem cada vez mais a este tipo de técnica para prevenção e tratamento.


A Medicina Tradicional Chinesa descreve uma força de energia chamada Qi que regula a saúde geral do corpo. Como o sangue no sistema circulatório, Qi move-se por todo o corpo através de caminhos (linhas imaginárias) chamados meridianos. Quando fatores como lesões, stress, má nutrição, ou uma mudança no ambiente, interrompem o fluxo de Qi, problemas de saúde surgem. Através da inserção de agulhas em pontos específicos no corpo, a acupunctura ajuda a restaurar o equilíbrio do Qi e saúde geral do corpo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que para manter a homeostase (equilíbrio) do corpo, o indivíduo deve manter a mente calma, praticar exercício físico adequado, manter a respiração suave e lenta e uma alimentação saudável e sem excessos. Dicas estas que podem encontrar nos posts que fiz anteriormente com técnicas de relaxamento.


Falando da minha experiência como enfermeira e terapeuta de medicina tradicional chinesa, já fiz vários tratamentos a pessoas que sofrem com a ansiedade e ataques de pânico, e posso dizer-vos que tenho visto ótimos resultados com esta técnica. Tive casos em que utilizavam terapêutica medicamentosa há um tempo prolongado e outras que ainda não tinham recorrido a esse tipo de tratamento, e gostariam de evitar o quanto mais possível. É raro que haja efeitos evidentes logo com a primeira sessão de acupunctura, mas pode acontecer. Mas ao longo de algumas sessões, a própria pessoa sente uma diferença enorme, mesmo que não esteja a ser medicada. Pessoas que já eram acompanhadas por outros profissionais de saúde que recomendaram a utilização de ansiolíticos, conseguiram reduzir ou até mesmo erradicar o uso dos mesmos depois de várias sessões de acupunctura. Isto, sempre com o devido acompanhamento de profissionais de saúde.

É importante notar que, antes de iniciar o tratamento de acupunctura, o terapeuta deve fazer um diagnóstico de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, porque existem imensas razões para estar a acontecer esse desequilíbrio de energia e emoções com a pessoa. Então, os pontos que vão ser utilizados para o tratamento podem ser diferentes em várias pessoas que sofrem do mesmo transtorno mental. E ao longo das várias sessões, de acordo com a evolução da pessoa, os pontos que vão sendo utilizados nos tratamentos podem ir variando.


Já existem vários estudos que comprovam que a acupunctura é um tratamento que pode e deve ser utilizado nestes casos. No fim do post, vou deixar-vos alguns links de artigos e de casos clínicos, que fui encontrando para que vocês possam ler e interpretar.
De notar que, várias pesquisas científicas têm demonstrado que, nos tratamentos de acupunctura para a ansiedade e distúrbios de stress, os pacientes podem beneficiar dos mesmos por:

  • Atuar em áreas cerebrais conhecidas por reduzir a sensibilidade à dor e stress, e promover relaxamento e desativação da região do cérebro responsável pelas preocupações excessivas e ansiedade (Hui, 2010).
  • Regular os níveis de neurotransmissores (ou os seus moduladores) e hormonas como a serotonina, noradrenalina, dopamina, gaba, neropeptídeo Y e ACTH; alterando assim a neuroquímica do sistema nervoso central, auxiliando a modulação dos estados afetivos negativos (Lee, 2009; Samuels, 2008; Zhou, 2008; Yuan, 2007).
  • Estimular a produção de opióides endógenos que afetam o sistema nervoso autónomo (Arranz, 2007). O stress ativa o sistema nervoso simpático, enquanto que a acupunctura pode ativar o sistema nervoso parassimpático, que tem efeitos opostos ao simpático, iniciando assim uma resposta de relaxamento.
  • Diminuir os níveis de citocinas inflamatórias relacionadas com a ansiedade (Arranz, 2007).
  • Diminuir as mudanças relacionadas ao stress, na bioquímica e comportamento (Kim, 2009).

Nos tratamentos que faço, para estes casos de ansiedade e ataques de pânico, eu junto outra técnica de tratamento na mesma sessão. Eu utilizo uma terapia energética para que possa ajudar a ter um efeito ainda melhor e com uma eficácia mais rápida. A terapia que eu utilizo em conjunto com a Acupunctura é o AngelKi. Inicialmente experimentei ver a evolução nos tratamentos em que efetuava o AngelKi e nos que não efetuava, e confesso que agora não dispenso o AngelKi, faço em todos os tratamentos!


Outra técnica que também ajuda no tratamento da ansiedade é a Auriculoterapia, uma técnica que é proveniente da acupunctura, onde utilizamos os pontos que existem no pavilhão auricular para obter efeitos terapêuticos. Podem ser utilizadas agulhas durante a sessão de tratamento e também esferas magnéticas, em que o paciente leva colado nas suas orelhas para depois ir estimulando os pontos, e assim, criando um efeito terapêutico entre as sessões de tratamento. Estudos apresentaram uma redução de 20% de ansiedade moderada e alta.



Em conjunto com o tratamento da acupunctura, ou em conjunto com qualquer tratamento para a ansiedade, é sempre importante que a pessoa utilize algumas das técnicas de relaxamento que mencionei nos posts anteriores, para que a pessoa também consiga gerir as suas emoções, sem ajudas externas. Para que não dependa de qualquer tratamento, que apenas utilize estes tratamentos quando precisa de uma ajuda para voltar a centrar-se.

O que acham deste tipo de tratamento para a ansiedade? Já alguma vez experimentaram acupunctura? O que sentiram? Deixem o vosso testemunho nos comentários.

Espero que o post tenha sido útil, qualquer dúvida que ainda tenham sobre este tipo de tratamento podem contactar-me. Assim como disse no início do post, para a próxima 6ª-feira o tema será então Colorterapia!


Links de artigos/casos clínicos:



Aguardo-vos na próxima 6ª-feira, por aqui, n’A Magia da Saúde!
Mil beijinhos & xi-💓 bem apertadinho!
Vemo-nos, por aqui, na próxima 6ª-feira,
 Enfª Mónica Soares










Instagram: @enfmonica.mae



16 comentários:

  1. Na altura em que fiz massagem shiatsu tb me fizeram um pouco de acupunctura. Não doi nada, gostei imenso e hei de repetir.
    Fico a aguardar ansiosamente pela próxima 6ª :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Bárbara!

      Fico feliz por ter gostado da técnica e do post!
      O post já saiu! Espero que o visite em breve :)

      Beijinhos,
      Enfª Mónica Soares

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá Silvania!

      Obrigada pelo feedback!

      Espero ver-te mais vezes por aqui, n'A Magia da Saúde,
      Enfª Mónica Soares

      Eliminar
  3. Que maravilha adorei saber e conhecer o seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo feedback!

      Espero ver-te mais vezes por aqui, n'A Magia da Saúde,
      Enfª Mónica Soares

      Eliminar
  4. Olá! Eu não sabia muito bem o quanto acupuntura fazia bem para os casos de ansiedade. Achei a técnica bem legal e espero conseguir ter uma sessão algum dia.

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      Obrigada pelo feedback! Fico feliz por ter gostado do post, e espero que goste da experiência.

      Espero ver-te mais vezes por aqui, n'A Magia da Saúde, todas as 6ª-feiras.
      Enfª Mónica Soares

      Eliminar
  5. Oi querida!
    Eu tive que pular um pouco alguns comentários no post, porque eu tenho medo de agulha. Sim, eu fico me tremendo apenas de ver uma. Acho legal o que isso pode fazer no corpo, e como ajuda no dia-a-dia, mas eu não pretendo fazer nunca.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice!

      Obrigada pelo feedback! Essa fobia a agulhas resolve-se fácil, a acupunctura também pode ser feita com laser nos pontos e tem os mesmos efeitos.

      Espero ver-te mais vezes por aqui, n'A Magia da Saúde, todas as 6ª-feiras.
      Enfª Mónica Soares

      Eliminar
  6. Olá!Não sabia que a Acupuntura tinha estes benefícios no caso de ansiedade,que maravilha!além de outros tratamentos,eu faço tratamento com acupuntura,tenho artrite reumatoide e alivia bastante as dores nas articulações.ótima informação!Bjss

    ResponderEliminar
  7. Nossa, eu já fiz acupuntura há muitos anos e amei, não sabia que havia tantos benefícios, pois tantas pessoas sofrem de ansiedade e pânico, e recorrer a alternativas de fármacos é sempre melhor.

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca fiz acupuntura, mas conhece quem tenha feito e fiz milagres. excelente post mesmo, está de parabéns.
    beijos

    http://uma-grande-aventura.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Enf Monica é possivel abordar-mos a Hemoterapia outra vez?

    ResponderEliminar
  10. nossa preciso!!! sou muito ansiosaaa!!

    ResponderEliminar
  11. A medicina chinesa tem a resposta para tantas doenças , otimo post , com certeza vai ajudar muita gente

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário. É muito importante para mim saber a tua opinião. Respondo sempre... Vai passando para saberes a resposta.

BeijinhoBom*